Entendendo a Cirurgia Vascular: tipos, riscos e benefícios

Existem vários tipos e técnicas de Cirurgia Vascular, recomendados para o tratamento das questões mais simples às mais complexas. Cada formato tem seus benefícios, seus riscos e indicações, sendo importante considerar todos esses aspectos junto às particularidades do paciente.

No conteúdo de hoje você vai saber mais sobre a cirurgia vascular e quando ela é necessária. Tenha uma boa leitura!

O que é a cirurgia vascular?

A “CIRURGIA VASCULAR” é a área da medicina direcionada à operação dos vasos sanguíneos, tratando questões do sistema linfático com exceção das veias e artérias do cérebro e do coração. Essas são competências da neurologia e da cardiologia, respectivamente, devendo ser abordadas por outros profissionais.

Algumas das principais condições tratadas por essa área cirúrgica são:

  • as varizes, que são veias dilatadas que podem prejudicar a circulação sanguínea;
  • a aterosclerose, que é a presença de gordura nas artérias, causando sua obstrução;
  • a trombose venosa profunda, que são coágulos formados nos vasos sanguíneos, trazendo o risco de embolia pulmonar;
  • os aneurismas, que são dilatações arteriais, que podem se romper ou pressionar os nervos, por exemplo.

Quais são os tipos de cirurgia vascular? 

A cirurgia vascular pode ser feita com várias técnicas, sendo algumas mais tradicionais e outras mais modernas. O cirurgião é o responsável por definir o melhor tipo de operação para cada paciente, levando em conta o quadro a ser tratado e as condições de saúde gerais do indivíduo. Conheça a seguir os dois principais tipos de cirurgia vascular!

Cirurgia vascular tradicional 

O modelo tradicional é feito com cortes na pele, de forma que as decisões têm o tamanho e a profundidade necessários para chegar ao problema. No caso das varizes os cortes são bem pequenos, mas eles são maiores para tratar aneurismas, por exemplo.

Cirurgia endovascular

A modalidade endovascular contempla procedimentos minimamente invasivos, feitos por meio da inserção de cateteres que dispensam cortes na pele. O médico visualiza a área interna do paciente com aparelhos de raio X, por exemplo, guiando o cateter ao local necessário.

Em algumas situações, pode ser aplicado contraste para facilitar a visualização. Um exemplo desse procedimento é a embolização, que consiste no entupimento proposital de veias para impedir o fluxo de sangue para uma área doente.

Quais os riscos e benefícios da cirurgia vascular?

Cada tipo de cirurgia vascular tem seus prós e contras, que são considerados pelo profissional ao indicá-los para o paciente. Os riscos dos procedimentos também variam de acordo com a questão tratada, mas podemos citar algumas implicações gerais. Confira!

  • a própria cirurgia vascular já favorece a formação de coágulos, havendo o risco de desenvolvimento de trombose venosa profunda;
  • no formato tradicional, o paciente fica mais vulnerável a infecções no bloco cirúrgico — devido aos cortes feitos em sua pele;
  • algumas cirurgias tradicionais exigem a manipulação de tecidos e órgãos para alcançar o local necessário, também deixando o indivíduo em um estado mais vulnerável.

Os benefícios desses procedimentos, por sua vez, incluem:

  • a melhor qualidade de vida do indivíduo depois de tratar problemas como as varizes — o que contribui para a sua mobilidade e a eliminação de dores, por exemplo;
  • o salvamento de vidas dos pacientes em situações mais graves, como no caso de aneurismas da aorta abdominal.

Com a ajuda de um bom profissional, os riscos são minimizados e as vantagens são ressaltadas. Assim, não deixe de buscar um bom angiologista para o seu tratamento.

Essas são as principais características da cirurgia vascular. Esperamos que tenha gostado de saber mais sobre essa área!

Para marcar sua consulta com o Dr. Alexandre, não deixe de entrar em contato. Venha fazer uma avaliação da sua saúde vascular!

Leia também:

Entendendo a Ultrassonografia com Doppler: o que é e como é utilizada?

O que faz um cirurgião vascular e endovascular?


Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.