A Angiografia é um procedimento invasivo realizado em ambiente hospitalar, que proporciona informações muito precisas sobre a estrutura vascular do paciente. Realizada para a identificação de lesões nos vasos sanguíneos, é comum que seja feita de forma diagnóstica ou para a realização de intervenções pelo cirurgião vascular. Acompanhe o conteúdo para saber mais sobre o assunto!

Angiografia

O que é e como é feita a Angiografia?

A Angiografia é o procedimento considerado padrão-ouro na avaliação de doenças vasculares, como:

  • Vasculite;
  • Aneurisma;
  • Malformações vasculares ou arteriovenosas;
  • Dissecção arterial;
  • Obstruções.

O procedimento é realizado por cirurgião vascular, angiologista ou neurorradiologista intervencionista.

Como a Angiografia é feita?

A angiografia é realizada com a injeção de contraste por meio de um cateter em um vaso sanguíneo que tem conexão com a estrutura a ser analisada. Nos casos em que a inserção de cateter é em uma artéria, após a realização do procedimento o local deverá ser comprimido para minimizar riscos de sangramento.

Após a punção, é feito o exame de imagem. O paciente permanece algumas horas hospitalizado e pode ser utilizado um curativo no local.

Quais são os usos da Angiografia?

A angiografia pode ser realizada de forma diagnóstica ou antes de procedimentos como cirurgias endovasculares, implantação de stents, embolização de miomas e tumores e tratamento de malformação vascular. Veja algumas modalidades de ANGIOGRAFIA realizadas:

  • Cineangiocoronariografia: procedimento realizado antes de cirurgias que envolvem as artérias coronárias e as válvulas do coração;
  • Angiografia cerebral: o procedimento é realizado em casos de AVC ou ataque isquêmico transitório e é indicada na realização de neurocirurgia endovascular;
  • Angiografia ilíaca e femoral: procedimento recomendado para auxiliar no tratamento da doença arterial periférica;
  • Aortografia: recomendada em casos de doenças com dissecção da aorta ou aneurisma da artéria aorta;
  • Angiografia pulmonar convencional: pode ser utilizada no diagnóstico de embolia pulmonar.

Quais são os riscos da Angiografia?

A Angiografia deve ser realizada por um profissional experiente e capacitado. Podem ocorrer reações às substâncias utilizadas como contraste. Além disso, existem chances pequenas de ocorrer o rompimento do vaso sanguíneo em que se realiza a punção, o que provoca dor e sangramento.

É muito raro acontecer o deslocamento de placas ateroscleróticas pelo cateter, gerando embolia. Complicações envolvendo convulsões, problemas cardíacos e choque são muito raros.

Destacamos que a realização da Angiografia por um especialista, como um cirurgião vascular habilitado, reduz drasticamente o nível desses riscos, sendo que esse procedimento é considerado seguro e padrão-ouro em diversas práticas médicas.

A Angiografia é um exame de imagem com contraste inserido com cateter em vaso próximo ao local que se deseja avaliar a estrutura circulatória.

Os riscos do procedimento são baixos quando ele é realizado por um profissional experiente, como o cirurgião vascular Dr. Alexandre Dietrich. Contando com uma abordagem cuidadosa e atenciosa e já muitos anos de formação e atuação, o especialista pode te ajudar. Entre em contato e agende a sua consulta!