O que faz um cirurgião vascular e endovascular?

O Cirurgião Vascular e Endovascular é um médico altamente especializado, que percorre um longo caminho até alcançar o exercício pleno da profissão. As técnicas cirúrgicas são cada vez mais modernas e ele trabalha também nos processos diagnósticos e de tratamento clínico e medicamentoso. Saiba mais sobre o assunto acompanhando o material a seguir!

Qual a formação do Cirurgião Vascular e Endovascular?

Para um médico se tornar cirurgião vascular e endovascular, ele precisa, primeiramente, realizar residência em cirurgia geral. Em seguida, ele pode se especializar em cirurgia vascular e endovascular. O processo de formação é rigoroso, mas isso proporciona mais qualidade para os currículos dos profissionais, o que cria condições para que os pacientes tenham mais segurança. O processo formativo pode ser feito por meio de residência ou de especialização com prova de título.

Qual a diferença entre cirurgia vascular e endovascular?

A cirurgia endovascular é uma subespecialidade da cirurgia vascular, sendo mais moderna e tendo surgido mais recentemente. De todo modo, uma não exclui a outra, pois a escolha do método a ser utilizado no tratamento do paciente depende das indicações para o caso.

A cirurgia vascular opera pela via aberta, com a abertura por meio de incisões da estrutura a ser tratada. No geral, conta com um tempo de recuperação maior e o pós-operatório é um pouco mais difícil.

A cirurgia endovascular é o processo de operação pelo interior dos vasos sanguíneos. São feitas incisões menores e são utilizados dispositivos específicos, como cateteres, stents e balões. A recuperação é mais rápida. De todo modo, ambos os métodos são válidos, proporcionam resultados e envolvem riscos, como em toda cirurgia.

Quais as doenças tratadas pelo Cirurgião Vascular e Endovascular?

O CIRURGIÃO VASCULAR E ENDOVASCULAR trata as doenças do sistema circulatório, excluindo as patologias do coração, pois estas estão a encargo do cardiologista. Saiba mais a seguir!

Varizes

As varizes são dilatações e distorções em veias, provocadas pela fraqueza nas paredes do vaso, que leva a uma deformação e ao consequente afastamento das válvulas. Isso permite o refluxo sanguíneo e o acúmulo de sangue nas veias doentes, gerando sintomas como cansaço das pernas, inchaço e formigamento.

Doença arterial periférica

A doença arterial periférica pode ser funcional ou oclusiva, sempre caracterizando-se pela deficiência circulatória nos membros superiores e inferiores e abdômen. Pode resultar da aterosclerose, com a formação de depósitos que estreitam as artérias ou ser decorrente de um processo de disfunção na dilatação e estreitamento naturais dos vasos sanguíneos.

Doença carotídea

É o estreitamento das carótidas, provocado pelo acúmulo de depósitos de gordura e cálcio nesses locais, gerando alto risco de ataques isquêmicos transitórios e AVC. Isso porque partes dos depósitos podem viajar na corrente sanguínea e alcançar o cérebro, obstruindo uma artéria e causando morte da região. 

Aneurismas

São dilatações em paredes de artérias que apresentam enfraquecimento. Em sua maioria, são assintomáticos, mas, ao se romperem, provocam um grave estado de choque, hipotensão e risco de morte.

Miomas uterinos

São tumores de caráter benigno (ou seja, não são cancerígenos) formados por tecido muscular e que se instalam no útero, provocando sintomas como sangramento em volume e duração excessivos, dor pélvica, inchaço abdominal, urgência para urinar e constipação.

Malformações Vasculares

As malformações vasculares são proliferações anômalas de vasos sanguíneos, que provocam edemas ou descolorações avermelhadas ou na cor púrpura, podendo gerar transtornos para os pacientes. Há uma modalidade, os hemangiomas, por exemplo, que podem dificultar a visão e a respiração.

O Dr. Alexandre Dietrich é Cirurgião Vascular e Endovascular e trabalha com muita dedicação, tendo vários anos de estudo e experiência. Entre em contato e agende a sua consulta com o especialista!


Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.