Entendendo a Ultrassonografia com Doppler: o que é e como é utilizada?

Você já teve que fazer uma Ultrassonografia com Doppler? Esse exame pode ser realizado com vários objetivos, sendo uma técnica segura e assertiva da medicina vascular.

No conteúdo de hoje você vai saber mais sobre esse assunto, para ter mais tranquilidade quando passar por uma ultrassonografia. Tenha uma boa leitura!

O que é a Ultrassonografia com Doppler?

A Ultrassonografia com Doppler, também chamada de Ecografia com doppler, é um exame de imagem que permite visualizar o movimento dos órgãos e o fluxo sanguíneo. Ele utiliza ondas sonoras de alta frequência, que geram ecos ao entrar em contato com as estruturas do corpo e se convertem em imagens claras e precisas.

O exame é seguro e pode ser feito em pacientes com predisposição para várias patologias. Além do uso diagnóstico, o ultrassom com doppler também é uma técnica que auxilia na realização de procedimentos cirúrgicos, sendo parte do tratamento de diversas complicações.

Quando a Ultrassonografia com Doppler é indicada?

No campo de diagnósticos, a Ultrassonografia com Doppler é utilizada para identificar anormalidades nos vasos sanguíneos, como a formação de aneurismas e dilatações nas veias. Ela também pode ser aplicada para a avaliação de varizes, tromboses e complicações nas artérias, como a aorta, as renais e as ilíacas.

No campo cirúrgico, o exame é utilizado para guiar a inserção de cateteres e a realização de punções no geral. A técnica traz mais assertividade e, consequentemente, mais segurança para o paciente.

Como é feita a Ultrassonografia com Doppler?

A Ultrassonografia com Doppler, na maioria das vezes, não exige nenhum tipo de preparação. É importante conferir com seu médico, porém, pois podem haver orientações quanto a fazer jejum ou tomar uma certa quantidade de água, dependendo do objetivo da avaliação.

O exame é feito com o paciente deitado e com a utilização de um gel sobre sua pele. O radiologista manuseia um dispositivo sobre a região do corpo a ser examinada, visualizando as imagens geradas em um monitor.

O procedimento pode ser gravado para análises futuras. A ultrassonografia leva, em média, de 15 a 30 minutos para ser finalizada.

Quais são os benefícios da Ultrassonografia com Doppler?

A Ultrassonografia com Doppler traz uma série de vantagens para os pacientes e para a medicina de modo geral. Confira as principais:

  • o procedimento não emite radiações, sendo mais seguro que muitos outros exames — como o raio X e a tomografia computadorizada;
  • a técnica não tem efeitos colaterais, de modo que o paciente pode continuar tranquilamente suas atividades depois de fazer o exame;
  • o equipamento é simples, podendo ser transportado e permitindo a avaliação de pacientes internados;
  • as imagens são nítidas e coloridas, permitindo a visualização de alterações que não seriam percebidas com outras técnicas;
  • o ultrassom é indolor, garantindo o conforto e o bem-estar do paciente durante a sua realização;
  • a técnica tem múltiplas funcionalidades, permitindo a maior qualidade de diagnósticos e procedimentos cirúrgicos;
  • ele permite identificar alterações em todo o sistema vascular, também sendo utilizado em outras áreas da medicina — como a cardiologia e a neurologia.

Essas são as principais informações sobre a Ecografia com Doppler. Agora que você já conhece melhor esse procedimento, pode ficar tranquilo caso ele tenha sido solicitado. 

O mais importante é contar com uma clínica bem conceituada para fazer esse exame, assim como um bom radiologista. Dessa maneira, você garante o máximo de qualidade para sua “ULTRASSONOGRAFIA COM DOPPLER”.

Esperamos que tenha gostado do conteúdo de hoje. Se ficou com alguma dúvida ou quer fazer uma consulta para acompanhar as condições da sua saúde vascular, não deixe de entrar em contato!

Leia também:

Bem-vindo ao blog do Dr. Alexandre Dietrich

O que faz um cirurgião vascular e endovascular?


Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.