Embolização: Um procedimento minimamente invasivo para o tratamento de doenças vasculare
Você já ouviu falar no tratamento de doenças vasculares com Embolização? Esse é um procedimento minimamente invasivo, que pode contribuir para a resolução de problemas de forma assertiva e tranquila para o paciente.
No conteúdo de hoje você vai saber mais sobre esse processo, seus benefícios e suas indicações. Tenha uma boa leitura!
O que é a Embolização?
Talvez você já tenha ouvido falar em embolias e associe o termo “EMBOLIZAÇÃO” a um problema, como no caso da embolia pulmonar, por exemplo. Acontece que ele é utilizado para se referir a um tratamento vascular, no qual é feito o entupimento proposital de um vaso sanguíneo.
Isso é realizado para interromper o fluxo de sangue para áreas adoecidas, impedindo que as complicações sejam nutridas e cresçam ainda mais. A técnica também pode ser aplicada para levar medicamentos diretamente à área a ser tratada, otimizando os resultados de um tratamento.
Quando a Embolização é indicada?
A Embolização pode ser utilizada para o tratamento de questões em todas as partes do corpo, praticamente. Ela costuma ser indicada, por exemplo:
- para o tratamento de tumores malignos e benignos, como os tumores renais e os miomas uterinos;
- para interromper sangramentos em alguma estrutura do organismo;
- para tratar varizes pélvicas;
- para tratar alguns casos de aneurisma.
A técnica também é válida para prevenir o sangramento excessivo antes de uma cirurgia, sendo realizada em pacientes com tendências a essa complicação.
Como é feito o tratamento com Embolização?
A Embolização é feita com o uso de cateteres, de forma que são utilizados instrumentos cada vez menores até alcançar o local a ser tratado. Os cateteres são conduzidos a esse local com o uso de um aparelho de raio X, que é controlado pelo especialista.
O entupimento proposital das veias e artérias é feito com o uso de molas, microesferas plásticas ou esponjas gelatinosas, entre outros recursos. Quando a intenção é apenas medicar o local, os remédios são injetados a partir dos cateteres.
Quais são os benefícios do tratamento com Embolização?
O tratamento por meio da Embolização traz várias vantagens para os pacientes, assim como para a medicina vascular de um modo geral. Trata-se de uma técnica minimamente invasiva, que não exige grandes cortes para alcançar a área a ser tratada.
Dessa forma, esse processo deixa a pessoa menos vulnerável, reduzindo o risco de infecções e complicações durante a operação. Ao mesmo tempo, o método é assertivo e o médico tem uma visualização clara a partir do aparelho de raio X.
A recuperação do procedimento também é mais rápida em comparação a uma cirurgia tradicional. O paciente tem menos dores e desconfortos no pós-operatório, tendo vantagens, inclusive, para o seu bem-estar.
A Embolização pode ser adaptada para várias partes do corpo, trazendo esses benefícios para as mais diversas demandas. Os cuidados na recuperação e o tempo para retornar às suas atividades depende da questão específica a ser tratada, assim como das particularidades de cada indivíduo.
O mais importante para o sucesso desse procedimento é contar com um médico qualificado e um local com boa infraestrutura. Assim, você garante que receberá o melhor atendimento possível.
Agora você já sabe como funciona o tratamento de problemas vasculares com a técnica da Embolização! Se está prestes a passar por esse procedimento, esperamos que essas informações tenham te ajudado a se sentir mais tranquilo.
O que achou do conteúdo de hoje? Se você lida com alguma das demandas comentadas anteriormente, não deixe de agendar um horário com o Dr. Alexandre. Faça uma consulta e descubra qual o melhor tratamento de acordo com as particularidades do seu quadro.
Leia também:
O que faz um cirurgião vascular e endovascular?
Bem-vindo ao blog do Dr. Alexandre Dietrich