O que são varizes pélvicas?
As varizes pélvicas são veias alargadas e retorcidas na região da pelve. As paredes enfraquecidas das veias e sua dilatação provocam o afastamento das abas das válvulas venosas. Com isso, o sangue sofre refluxo ao ser atraído pela força da gravidade e empoça, o que agrava as distorções e dilatações. O acúmulo do sangue nos vasos e a distorção das veias doentes provocam dor e uma série de sintomas, como a sensação de peso na região da pelve.
Quais são os sintomas de varizes pélvicas?
A dor pélvica pode se manifestar durante ou após uma gravidez e se agravar com novas gestações. O desconforto pode se manifestar de forma difusa e prolongada ou de maneira latejante e aguda.
Ficar em pé ou sentada por períodos prolongados faz a dor se agravar à noite. A dor diminui na posição deitada, porque o fluxo circulatório se estabelece com mais facilidade. Ocorre dor durante ou após a relação sexual. Outros sintomas que podem se manifestar são:
- Dor na região lombar e nas pernas;
- Sangramento vaginal fora do período menstrual;
- Pode ocorrer secreção vaginal líquida e transparente que não seja característica do ciclo menstrual;
- Inchaço do abdômen;
- Dor de cabeça;
- Oscilação de humor;
- Sensação de cansaço e peso na pelve.
Como é o Tratamento de Varizes Pélvicas?
O TRATAMENTO DE VARIZES PÉLVICAS pode englobar diversas medidas. O angiologista pode prescrever progestinas, que são hormônios sintéticos com a função da progesterona e também anti-inflamatórios da classe dos não esteroides para o controle da dor. Na falha dos resultados com as medicações, ele pode optar por medidas de interrupção do fluxo de sangue para as veias varicosas.
Lembrando que as varizes são veias disfuncionais e o corpo já criou adaptações para funcionar sem elas. O cirurgião vascular pode realizar a escleroterapia de varizes pélvicas, que é o procedimento de injetar substâncias que bloqueiam veias varicosas, que fazem o sangue parar de passar por elas. Nesse contexto, ele pode utilizar várias técnicas, como a escleroterapia com glicose e a aplicação de varizes com espuma.
Outro recurso possível de tratamento de varizes pélvicas é o procedimento endovascular de embolização das veias varicosas. Nele, o angiologista anestesia a região da coxa e faz uma incisão, por onde é inserido um cateter até o alcance das varizes. Pelo tubo, podem ser introduzidos dispositivos para o bloqueio do fluxo sanguíneo para a veia doente, o que provoca bloqueio do canal.
As varizes pélvicas provocam dor crônica e é essencial procurar ajuda médica para o tratamento do quadro. O Dr. Alexandre Dietrich é cirurgião vascular e realiza o Tratamento de Varizes Pélvicas, contando com formação sólida e muitos anos de experiência. Entre em contato e agende a sua consulta!