Os Miomas Uterinos são muito comuns e, em muitos casos, são assintomáticos. Normalmente, só se aplicam tratamentos se eles começam a manifestar sintomas ou a provocar infertilidade para pacientes que desejam engravidar. É comum que sejam encontrados em exames de ultrassom de forma acidental.Quanto maior a dimensão do mioma, mais probabilidade há de ele provocar transtornos. Saiba mais sobre a patologia a seguir!

O que são miomas uterinos?

Os miomas uterinos são tumores benignos compostos de tecido muscular. Têm seu crescimento associado a variações hormonais, mas a causa é desconhecida. Podem ser assintomáticos, mas, em geral, quanto maiores eles são, mais provável é a manifestação de sintomas.

Eles podem estar em localidades variadas do útero, e isso também exerce influência sobre os sintomas provocados. Há sinais como o fluxo menstrual excessivo e duração mais longa que o natural do sangramento e dor pélvica.

Quando muito grandes, os miomas também podem gerar sintomas como urgência e aumento da frequência de micção, pressão do ânus e intestinos provocando constipação e inchaço abdominal.

Os miomas uterinos podem ser sintomáticos durante a gravidez, mesmo que nunca tenham manifestado sinais antes. Abortos espontâneos, partos prematuros, excesso de sangramento após o parto e posição anormal do bebê são alguns problemas decorrentes do quadro na gestação.

Também estão muito associados à infertilidade. Isso acontece porque eles dificultam a implantação do embrião e podem distorcer o formato do útero.

Quais são os tratamentos dos miomas uterinos?

As primeiras medidas de tratamento de miomas são pela via medicamentosa, com remédios para dor e tratamento hormonal para tentar fazer os tumores benignos regredirem.

Os tratamentos cirúrgicos de miomas dependem do desejo da mulher de ter filhos ou não. Para as que não querem engravidar, a histerectomia (remoção do útero) é uma possibilidade que acaba definitivamente com os sintomas dos miomas. Na histerectomia, o útero é retirado, mas os ovários são preservados. De todo modo, após passar pelo procedimento, a mulher não pode mais ter filhos.

Já para as mulheres que desejam uma futura gestação, pode-se optar pela cirurgia de miomectomia, que é a extração de miomas por meio de cirurgia convencional. Porém, após esse procedimento, existe chance de novos miomas se formarem.

Há ainda outra possibilidade muito vantajosa, a cirurgia endovascular de embolização de mioma, que é realizada pelo cirurgião vascular. No procedimento, o especialista utiliza um cateter que é inserido pela artéria femoral e implanta dispositivos que bloqueiam as artérias que nutrem os miomas. Assim, as formações tendem a regredir e morrer.

A embolização de MIOMAS UTERINOS não impede a mulher de engravidar e contribui na morte do tumor benigno, o que auxilia no controle e remissão dos sintomas. Além disso, é uma cirurgia pouco invasiva.

De todo modo, todas as soluções são discutidas com a paciente de forma cuidadosa, para uma decisão consciente e mais adequada ao que ela deseja e ao que é indicado para ajudá-la.

Os miomas uterinos podem demandar tratamento quando manifestam sintomas e provocam prejuízos para a vida da paciente e, nesse caso, a cirurgia endovascular pode ser muito vantajosa. O Dr. Alexandre Dietrich é médico cirurgião vascular e realiza a embolização de miomas uterinos. Entre em contato e agende a sua consulta!