Os Hemangiomas são formações anômalas, caracterizadas pela multiplicação excessiva de vasos sanguíneos. Na maior parte do tempo não causam problemas e somem espontaneamente, mas podem se tornar bastante prejudiciais em alguns casos, chegando a gerar danos para a respiração, para funções sistêmicas do organismo e a visão. Saiba mais sobre o assunto acompanhando o material a seguir!

O que caracteriza as malformações vasculares?

As malformações vasculares se caracterizam pela multiplicação anômala de vasos sanguíneos ou de outros componentes do sistema circulatório. Os Hemangiomas são um  exemplo de malformação vascular que pode ser inofensiva, mas pode também causar muitos transtornos.

O que são Hemangiomas?

Os hemangiomas são malformações vasculares caracterizadas pela proliferação anormal e em excesso de vasos sanguíneos. Surgem no corpo na forma de nódulos avermelhados ou de coloração púrpura. Podem emergir na pele ou em outros locais, como o fígado.

Os hemangiomas do tipo morango são a modalidade que ocorre na infância.  Surgem após o nascimento e crescem muito rápido, mas passam a diminuir dos 12 a 18 meses. A maior parte desaparece após os 7 a 10 anos de idade.

Um HEMANGIOMA pode ser muito prejudicial quando cresce nas vias aéreas, pois pode obstruir a respiração. Quando se desenvolve nos olhos, dificulta o ato de enxergar e pode levar à perda de visão permanente. Acrescentamos que os hemangiomas podem se romper e sangrar, quadro que é conhecido como ulceração.

Quais são as características dos Hemangiomas no fígado?

Os Hemangiomas no fígado podem provocar sintomas graves. Quando atingem dimensões maiores do que 4 cm podem ocorrer sintomas como inchaço e dor abdominal, náuseas, perda de apetite e sensação de saciedade em excesso, como quando a pessoa se sente muito cheia ao comer refeições pequenas.

Como são os Hemangiomas em adultos?

Os hemangiomas em adultos são do tipo cereja caracterizados por diversas lesões de tamanho pequeno, que não oferecem risco nem são prejudiciais. Podem ser removidos por bisturi ou agulha elétrica se o paciente tiver desconforto estético com a malformação.

Como é o tratamento de Hemangiomas?

Quando ocorre rompimento da malformação ou obstrução visual ou de vias aéreas, é necessário fazer o tratamento dos hemangiomas. No caso dos hemangiomas no fígado, eles também podem provocar sintomas como coagulação generalizada do sangue e insuficiência cardíaca, sendo indispensável o tratamento.

Podem ser prescritas medicações, como propanolol e corticosteroides. Existe também a possibilidade de bloqueio das artérias que nutrem os hemangiomas, processo realizado por meio de cirurgia endovascular. Com a interrupção da nutrição, o hemangioma morre naturalmente. Isso é realizado principalmente em quadros graves, como é o caso dos hemangiomas no fígado.

O cirurgião vascular pode também realizar cirurgias abertas, com o intuito de remover os hemangiomas do fígado, devido ao grande nível de transtorno que essas malformações vasculares podem provocar.

Os Hemangiomas são malformações vasculares que podem ou não precisar de tratamento. O médico cirurgião vascular Dr. Alexandre Dietrich realiza o diagnóstico e tratamento de hemangiomas, trabalhando com muita dedicação e cuidado no processo. Entre em contato e agende a sua consulta!