O Aneurisma da Aorta, seja na região torácica ou na abdominal, é um quadro grave que demanda tratamento. O rompimento de um aneurisma provoca hemorragia e pode levar ao estado de choque, podendo ser fatal. Por ser uma dilatação na região enfraquecida da artéria, ele pode sofrer ruptura quando se torna muito grande. Saiba mais sobre o tema no conteúdo a seguir!

Aneurismas

O que é Aneurisma da Aorta abdominal e quais são os sintomas?

O Aneurisma da Aorta abdominal é uma dilatação na parede do vaso que ocorre na região em que a aorta percorre o abdômen.

Os aneurismas podem ser assintomáticos e só apresentar sintomas quando estão em estágios mais avançados. Entre os sintomas de aneurisma da aorta abdominal, podemos citar a sensação de pulsação no abdômen e dor nas costas.

O rompimento de um aneurisma da aorta abdominal provoca dor extrema nas costas e abdômen e sensibilidade local. O quadro é uma emergência médica, com hemorragia interna, risco de choque, podendo ser fatal.

O que é Aneurisma da Aorta torácica e quais são os sintomas?

O ANEURISMA DA AORTA torácica é uma dilatação na parede da aorta que ocorre na altura em que esse vaso percorre o tórax. O quadro pode ser assintomático e se manifestar a partir do momento em que o aneurisma adquire uma dimensão em que aumenta a pressão nos órgãos próximos, dependendo do local onde se desenvolve a formação.

Podem ocorrer sintomas como tosse, dor na parte superior das costas e sibilos. Em casos raros, pode haver tosse com sangue, dificuldade de deglutição e rouquidão. O pressionamento de nervos no tórax pode provocar a síndrome de Horner (grupo de sintomas que inclui ausência de sudorese em um lado do rosto, queda da pálpebra em um olho e constrição da pupila).

A ruptura de aneurisma da aorta torácica provoca dor forte na região superior das costas, tórax e braços e há risco de choque e hemorragia interna, podendo ser fatal.

Quais são as causas de Aneurisma da Aorta?

Entre as causas de aneurisma da aorta, podemos citar o progressivo enfraquecimento das paredes desse vaso sanguíneo causada pela aterosclerose. Complicações em quadros de infecção generalizada, infecção de válvulas do coração, e vasculite (quadro em que vasos sanguíneos passam por um processo inflamatório) também podem provocar aneurisma da aorta.

Como é o tratamento de Aneurisma da Aorta?

O tratamento de aneurisma da aorta pode ser realizado pela cirurgia vascular e endovascular. A cirurgia aberta é feita com uma incisão e enxerto nas paredes da dilatação. O procedimento tem um nível maior de risco e os especialistas avaliam cuidadosamente o que é mais recomendado para as especificidades do paciente.

Na cirurgia endovascular, insere-se um fio guia com uma agulha de punção pela artéria femoral até o aneurisma. Em seguida, é inserido um cateter contendo a endoprótese, que é posicionada dentro do aneurisma e aberta, proporcionando um caminho saudável para o sangue circular.

Em caso de ruptura de aneurisma, a cirurgia deve ser imediata, pois há risco elevado de perda da nutrição dos rins e insuficiência renal e de ocorrência de estado de choque. O ideal nos aneurismas da aorta é identificá-los e tratá-los antes que se rompam.

A melhor forma de prevenir aneurismas é no combate a fatores de risco da aterosclerose e na manutenção de um estilo de vida saudável. Evitar o tabagismo, manter uma alimentação balanceada, praticar atividade física, controlar a pressão arterial e o diabetes é essencial.

O diagnóstico e tratamento de Aneurisma da Aorta deve ser realizado por um médico especializado. O Dr. Alexandre Dietrich é angiologista e conta com muitos anos de experiência e formação. Entre em contato e agende a sua consulta!